Escolha uma Página

Moro em Belo Horizonte e preciso comprar roupa térmica para neve. O que fazer?

Calma, apesar de BH não nevar temos várias lojas que vendem roupa térmica para neve e frio intenso. 


Mas o que é uma roupa térmica para neve?

Antes de mais nada, roupa térmica não esquenta e sim mantém a temperatura do seu corpo. Ela trabalha como isolante térmico.

Uma boa analogia para entender melhor são as garrafas térmicas de café. As garrafas não esquentam o café e sim mantém a temperatura. 

Para ter conforto térmico normalmente falamos de usar camadas de roupas.

Quando há previsão de pegar um frio mais intenso, a segunda pele é fundamental. Ela irá termo regular a temperatura do seu corpo, tirando o suor mais rapidamente.

Ou seja, evita que o suor (que nada mais é que água no corpo) esfrie e te deixe com mais frio. Um exemplo é um corredor ou um esquiador. Eles estão produzindo calor ao fazer a atividade física e consequentemente podem estar suando.

Ao término da atividade física, com o corpo parado, esse suor vai “congelar” fazendo com que sintam muito mais frio.  Neste caso a segunda pele tem a função de tirar o suor. 

Mas a grande maioria das pessoas vão para o frio sem o objetivo de praticar atividades outdoor. Com isso, não vão produzir tanto calor como os atletas que citamos.

Nesse caso, ela deve usar uma segunda pele que tenha além da função de tirar o suor, uma camada de isolamento maior. Normalmente as segundas peles procuradas por turistas para esse fim são mais grossas. 

Mas só a segunda pele é suficiente para a neve?

A resposta é não, vamos voltar para as camadas. A primeira consideramos como a nossa própria pele. Na sequência vem a segunda pele, que explicamos até aqui.

Agora vamos falar da roupa que é conhecida como terceira camada; o fleece, que é um material sintético que não retém água. Esse material utilizado para roupas de frio tem um poder de isolamento térmico ainda maior.

O fleece lembra um moletom ou uma blusa de lã, mas com uma eficiência muito superior. A lã em muitos momentos pode ser uma boa escolha, mas por ser um tecido natural ela retém água e fica molhada caso o corpo produza energia em caminhadas e passeios, por exemplo.

Por fim temos o anoraque (ou anorak), que é a última camada que terá contato direto com a neve e a chuva. Esse material parece um plástico, mas tem uma característica muito importante: Ele é respirável.

Isso permite que as camadas trabalhem e o suor (vapor de água) saia. Não ficando no seu corpo ou nas camadas de isolamento. 

Cada uma dessas roupas ou equipamentos, como os montanhistas gostam de falar, possuem características para serem usadas em frio mais extremos ou não. 

Uma loja parceira é a Loja Nerea em BH que possui grande variedade de roupa térmica para neve e um atendimento personalizado. 

Ficou com dúvida? Fez uma viagem a pouco tempo e usou roupa térmica? Conte com foi!