Escolha uma Página

Um início de ano com muita chuva, que promete muito frio segundo os meteorologistas. Mas, isto não quer dizer que precisamos passar frio.

A tecnologia chegou nas roupas térmica e cada vez mais temos uma eficiência maior nos tecidos térmicos, permitindo ter roupas que “esquentam” mais e ainda assim sejam leves.

Em BH temos várias lojas que vendem roupas térmicas para frio intenso como a Decathlon BH, Lupo, Centauro. Mas existem também as lojas mais técnicas com atendimento personalizado para ter uma orientação ainda melhor e poder comparar e escolher uma roupa térmica que vá melhor atender. Algumas dessas lojas são: Loja Nerea, Trilhas de Minas e Adrena.

Para cada tipo de atividade, como por exemplo corrida, esquiar, caminhar, “turistar”, existe uma roupa térmica que vá lhe atender melhor. A roupa térmica para quem vai esquiar tem que “esquentar” mais que a roupa de quem vai fazer uma viagem de turismo em Portugal por exemplo.

Para o frio do Brasil, vamos relacionar alguns itens básicos:

Segunda Pele

É a primeira camada de isolamento térmica que deve ficar em contato direto com o corpo. Sua função primordial é a termo regulação da temperatura do corpo com a retirado do suor da pele, diminuindo assim a sensação de frio causada pelo próprio suor. Existem segunda pele de alta performance para quem vai corre no frio por exemplo, um tecido ultrafino que tem pouco fator de isolante térmico e alto fator de “tirar o suor” do corpo, uma vez que o atleta está produzindo calor com sua corrida e suor.

Exemplos de Blusa segunda pele

Gorro, luva e cachecol

Esses itens são importantes para termos um conforto nas extremidades do corpo, apesar de algumas pessoas acharem bobagem são itens essenciais para o frio. Normalmente o gorro e cachecol são feitos de um tecido chama fleece (um tecido sintético) com alta eficiência térmica. Existem vários tipos de luvas (matéria térmico), tome cuidado com as luvas de couro sem revestimento interno, pois essas não possuem tanta eficiência térmica.

Exemplos de gorro, luva e cachecol

Leia mais

Anoraque e parca (ou parka)

Essas são as últimas camadas para serem usadas. Normalmente chamadas de 3×1 por ter 3 possibilidades de uso: 1) Capa de chuva e neve, 2) parte interna apenas e 3) as duas opções juntas. Com um sistema de zíper que permitem essas possibilidades é um item muito importante e versátil para os dias de frio, chuva e neve.

Exemplos de Anoraque e parca (ou parka)

Tem mais duvidas? Deixe sua pergunta nos comentários.